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Nome: TIME – R – Teste Infantil de
Memória – Forma reduzida
Autor:
Tatiana Pontrelli Mecca, Cíntia Perez
Duarte, Elizeu Coutinho de Macedo.
Idade: Crianças de 3 anos a 6 anos e 11 meses com capacidade linguística
minimamente preservada (compreensão de instruções e expressão de palavras isoladas)
Escolaridade: -
Aplicação:
Este teste deve ser aplicado individualmente.
Todas as figuras devem ser apresentadas às crianças
para garantir a familiaridade com as mesmas, e sugere-se solicitar que a
criança nomeie cada uma delas, quando mostradas individualmente. Todos os itens
devem ser registrados na folha de resposta, para posterior correção.
Correção: Não possui correção informatizada
Tempo de Aplicação: Aproximadamente 15 minutos
Indicação: Psicólogos que atuam com crianças pré-escolares e crianças no
início da escolarização com queixas de atrasos ou dificuldades no desenvolvimento,
sobretudo clínicos com conhecimento em neuropsicologia e/ou psicologia
cognitiva, avaliação psicológica e psicodiagnóstico
Coleção
Completa: Manual, Folha de registro, 5 pranchas
de estímulos para a prova 2, 22 cartões para a prova 3, 16 cartões e 5 pranchas
para a prova 4, 1 prancha para o subteste 5 e 6
Diferencial: -
Descrição:
O instrumento destina-se à avaliação neuropsicológica
cognitiva de crianças com queixas de atrasos no desenvolvimento, suspeita de
transtornos do neurodesenvolvimento ou queixas de dificuldades escolares ou
pré-escolares. Ele avalia os processos subjacentes à memória de curto-prazo,
especificamente os seus componentes fonológicos e visuoespaciais, utilizando 6
subtestes que apresentam sequências que variam na quantidade de estímulos que
devem ser memorizados pelo examinando.
- Teste focado na avaliação de memória nas fases
iniciais do desenvolvimento;
- Maior probabilidade de identificação de atrasos
cognitivos para intervenção precoce;
- Alterna instruções e respostas verbais e visuais,
para maior aprofundamento do diagnóstico;
- Seleção de estímulos (palavras e figuras): foram
selecionadas palavras dissílabas e de alta frequência na pré-escola, de modo a
garantir familiaridade dos estímulos para a faixa etária.
A memória de curto prazo possui um papel importante
na aprendizagem, há evidências da sua relação com o desenvolvimento das
habilidades verbais e acadêmicas, tais como leitura, escrita e matemática.
No Brasil, há uma lacuna no que tange à avaliação de
memória nas fases iniciais do desenvolvimento, como em pré-escolares. Estudos
mostram a importância de avaliar habilidades cognitivas precocemente.
Restrito a psicólogos: Sim
Editora: Hogrefe
Validade do Instrumento: 30/06/2033