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Autora: Tatiana de Cassia Nakano
A Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação (TIAH/S) é uma escala de uso não restrito a psicólogos. Seu objetivo é ser usado como uma ferramenta de triagem para a presença de indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/S).
É composta por 42 itens que contemplam comportamentos referentes a indicadores de AH/S em cinco áreas: capacidade intelectual geral, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade e talento artístico.
A TIAH/S pode ser usada por pedagogos, professores e profissionais vinculados à educação especial, profissionais das áreas afins que atuam em instituições escolares, em atendimento especializado (sala de recursos ou núcleo de atividades de altas habilidades/superdotação), em salas de aula regulares e demais contextos nos quais haja demanda pela triagem dos casos que apresentam sinais indicadores de AH/S. Sua utilidade pode se voltar ao contexto clínico, escolar e orientação para professores.
O processo de resposta pode ser em papel ou online, devendo ser respondido por um profissional que atua diretamente com o estudante a ser avaliado, contemplando aqueles entre 9 e 15 anos.