Tempo limitado de oferta
R$ 231,20 R$ 289,001x | R$ 231,20 | sem juros | 2x | R$ 115,60 | sem juros |
3x | R$ 77,07 | sem juros | 4x | R$ 57,80 | sem juros |
5x | R$ 46,24 | sem juros |
PLANO DE ENSINO – VETOR EDITORA
Teste de Desempenho Escolar II - TDE II: uma ferramenta para mapeamento da aprendizagem
Professora: Rochele Paz
Fonseca (07/15133)
Resumo do curso: Neste
curso, será dada a fundamentação teórica e metodológica para a compreensão da
aplicação, ao registro, pontuação e interpretação do TDE II para o exame do
tripé da aprendizagem – escrita, matemática e leitura – nos contextos
individual e coletivo, clínico e educacional, em crianças e adolescentes do 1º.
ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Objetivo Geral: Instrumentalizar
psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos, profissionais da saúde e
da educação em geral a usarem o TDE II como uma ferramenta de mapeamento da aprendizagem
de habilidades básicas da escrita, da aritmética e da leitura, em seu máximo potencial
de aplicabilidade.
Objetivos Específicos:
•
aprofundar bases teóricas e metodológicas da construção dos conjuntos
instruções-estímulos dos três subtestes do TDE II para otimizar sua
interpretação;
•
abordar os critérios diagnósticos dos transtornos específicos de aprendizagem,
a partir do contínuo de dificuldades de aprendizagem;
•
explicitar os padrões de aplicação, de registro, de pontuação e de interpretação
dos subtestes
Escrita,
Aritmética e Leitura do TDE II, modalidade individual, em crianças e
adolescentes do 1º. Ao 9º. ano do Ensino Fundamental;
• instrumentalizar
profissionais e estudantes quanto aos padrões de aplicação, de registro, de
pontuação e de interpretação dos subtestes Escrita e Aritmética do TDE II,
modalidade coletiva, em crianças e adolescentes do 4º. ao 9º. ano do Ensino F
undamental;
•
ilustrar a interpretação do TDE II com um caso de criança com queixas de
aprendizagem.
Ementa: Bases teórico-metodológicas
do processamento da escrita, da leitura e da aritmética e da avaliação das
habilidades básicas a esse relacionadas. Aplicação, registro, pontuação e
interpretação do TDE II – modalidades individual e coletiva, para clínicos e
educadores avaliarem e intervirem em casos e grupos com demandas de
aprendizagem.
Metodologia: Videoaulas
expositivas. Análise crítica de trechos de artigos científicos e de modelos
de
processamento da leitura, da escrita e da matemática. Estudo de caso e vinhetas
de casos.
CONTEÚDO:
Módulo
1:
•
Histórico do TDE ao TDE II
•
Objetivos do TDE
•
Conceito de aprendizagem escolar: leitura escrita matemática (aritmética)
Módulo
2.1: Evidências psicométricas e clínicas do TDE II
• Que
estudos foram feitos
•
Para que eles servem na prática
•
Compreensão dos itens e dos critérios por trás dos itens para uma mais
produtiva e completa análise das respostas
Módulo
2.2: Das dificuldades aos transtornos específicos de aprendizagem
•
Critérios Diagnósticos
• O
uso do TDE II neste contexto de diagnóstico
Módulo
3: Subteste Escrita - Individual
•
Aplicação real
•
Registro
•
Pontuação
•
Interpretação
Módulo
4: Subteste Aritmética - Individual
•
Aplicação real
•
Registro
•
Pontuação
•
Interpretação
Módulo
5: Subteste Leitura - Individual
•
Aplicação real
•
Registro
•
Pontuação
•
Interpretação
Módulo
6: Integração, devolução e redação dos resultados do TDE II
Módulo
7: Subtestes Escrita e Aritmética - Coletivo
•
Aplicação real em uma turma de reforço
•
Registro
•
Pontuação
•
Interpretação
Módulo
8: Aplicabilidades e Limitações: múltiplas vantagens