Marca: Vetor
Modelo: TDE-II - Curso 100% EAD (Vetor Editora)
Disponibilidade: Em estoque

Tempo limitado de oferta

R$ 231,20 R$ 289,00
ou em até 5x de R$ 46,24 sem juros
1x R$ 231,20 sem juros 2x R$ 115,60 sem juros
3x R$ 77,07 sem juros 4x R$ 57,80 sem juros
5x R$ 46,24 sem juros


PLANO DE ENSINO – VETOR EDITORA

 

Teste de Desempenho Escolar II - TDE II: uma ferramenta para mapeamento da aprendizagem

Professora: Rochele Paz Fonseca (07/15133)

Resumo do curso: Neste curso, será dada a fundamentação teórica e metodológica para a compreensão da aplicação, ao registro, pontuação e interpretação do TDE II para o exame do tripé da aprendizagem – escrita, matemática e leitura – nos contextos individual e coletivo, clínico e educacional, em crianças e adolescentes do 1º. ao 9º ano do Ensino Fundamental.

 

Objetivo Geral: Instrumentalizar psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos, profissionais da saúde e da educação em geral a usarem o TDE II como uma ferramenta de mapeamento da aprendizagem de habilidades básicas da escrita, da aritmética e da leitura, em seu máximo potencial de aplicabilidade.

Objetivos Específicos:

• aprofundar bases teóricas e metodológicas da construção dos conjuntos instruções-estímulos dos três subtestes do TDE II para otimizar sua interpretação;

• abordar os critérios diagnósticos dos transtornos específicos de aprendizagem, a partir do contínuo de dificuldades de aprendizagem;

• explicitar os padrões de aplicação, de registro, de pontuação e de interpretação dos subtestes

Escrita, Aritmética e Leitura do TDE II, modalidade individual, em crianças e adolescentes do 1º. Ao 9º. ano do Ensino Fundamental;

• instrumentalizar profissionais e estudantes quanto aos padrões de aplicação, de registro, de pontuação e de interpretação dos subtestes Escrita e Aritmética do TDE II, modalidade coletiva, em crianças e adolescentes do 4º. ao 9º. ano do Ensino F undamental;

• ilustrar a interpretação do TDE II com um caso de criança com queixas de aprendizagem.

Ementa: Bases teórico-metodológicas do processamento da escrita, da leitura e da aritmética e da avaliação das habilidades básicas a esse relacionadas. Aplicação, registro, pontuação e interpretação do TDE II – modalidades individual e coletiva, para clínicos e educadores avaliarem e intervirem em casos e grupos com demandas de aprendizagem.

Metodologia: Videoaulas expositivas. Análise crítica de trechos de artigos científicos e de modelos

de processamento da leitura, da escrita e da matemática. Estudo de caso e vinhetas de casos.

CONTEÚDO:

Módulo 1:

• Histórico do TDE ao TDE II

• Objetivos do TDE

• Conceito de aprendizagem escolar: leitura escrita matemática (aritmética)

Módulo 2.1: Evidências psicométricas e clínicas do TDE II

• Que estudos foram feitos

• Para que eles servem na prática

• Compreensão dos itens e dos critérios por trás dos itens para uma mais produtiva e completa análise das respostas

Módulo 2.2: Das dificuldades aos transtornos específicos de aprendizagem

• Critérios Diagnósticos

• O uso do TDE II neste contexto de diagnóstico

Módulo 3: Subteste Escrita - Individual

• Aplicação real

• Registro

• Pontuação

• Interpretação

Módulo 4: Subteste Aritmética - Individual

• Aplicação real

• Registro

• Pontuação

• Interpretação

Módulo 5: Subteste Leitura - Individual

• Aplicação real

• Registro

• Pontuação

• Interpretação

Módulo 6: Integração, devolução e redação dos resultados do TDE II

Módulo 7: Subtestes Escrita e Aritmética - Coletivo

• Aplicação real em uma turma de reforço

• Registro

• Pontuação

• Interpretação

Módulo 8: Aplicabilidades e Limitações: múltiplas vantagens

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
Imagem antispam