1x | R$ 139,90 | sem juros | 2x | R$ 69,95 | sem juros |
3x | R$ 46,63 | sem juros |
As emoções nos movem. Sentir alegria, tristeza, orgulho, angústia, medo ou culpa realça os contornos do mundo ao nosso redor e nos prepara para agir. Perceber essa conexão entre a realidade fora de nós, as nossas emoções e o modo como nos comportamos é fundamental para entender que as emoções são parte natural da vida. É na primeira infância que se inicia o contato com uma variedade de situações que eliciam as seis emoções básicas: alegria, medo, tristeza, raiva, surpresa e nojo. Entre os três e os seis anos, a criança aprimora a capacidade de identificar o que ela sente e de compreender as causas das suas emoções. Contudo, aprimorar essas habilidades requer relacionamentos que proporcionem à criança viver e compartilhar suas emoções com adultos atentos e sensíveis a elas. As crianças precisam ser incentivadas pelos adultos, sobretudo, a expressar suas emoções com palavras. Esta é uma tarefa importante e desafiadora. Daí, a relevância de apoiar pais e professores nesse desafio diário: ajudar as crianças pequenas a expressar e compreender emoções. Este livro apresenta um material teórico e técnico completo que habilita psicólogos a implementar uma intervenção que prepara pais e professores de crianças, entre três e seis anos de idade, para ajudar, respectivamente, seus filhos e alunos a expressar e compreender emoções difíceis, como o medo, a tristeza e a raiva. O Programa Vivendo Emoções foi desenvolvido especialmente para mães, pais e professores brasileiros. A versão para mães e pais tem características que facilitam a implementação com populações de baixa escolaridade, e as duas versões, para pais e para professores, foram criadas para atender às necessidades de serviços que contam com recursos financeiros limitados.
Sumário:
INTRODUÇÃO, p. 23
PARTE I - FUNDAMENTOS E DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA VIVENDO EMOÇÕES, p. 27
Capítulo 1 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROGRAMA VIVENDO EMOÇÕES, p. 29
O desenvolvimento emocional nos primeiros seis anos de vida, p. 33
Socialização emocional e desenvolvimento emocional na infância: o papel dos pais como agentes de socialização emocional, p. 38
Socialização emocional e desenvolvimento emocional na infância: o papel dos professores como agentes de socialização emocional, p. 44
Programas de intervenção direcionados a pais e a professores com foco na socialização emocional infantil, p. 49
Referências, p. 52
Capítulo 2 - HISTÓRICO, DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA VIVENDO EMOÇÕES, p. 57
Histórico e evidências do Programa Vivendo Emoções, p. 59
O Programa Vivendo Emoções na família e na escola, p. 63
Recomendações para implementação do programa, p. 66
Treinamento e supervisão de facilitadores e cofacilitadores, p. 68
Avaliação dos efeitos do Programa Vivendo Emoções, p. 70
Referências, p. 73
PARTE II - VIVENDO EMOÇÕES NA FAMÍLIA, p. 75
Capítulo 3 - PRIMEIRA SESSÃO: CONHECENDO O PROGRAMA VIVENDO EMOÇÕES NA FAMÍLIA, p. 77
Capítulo 4 - SEGUNDA SESSÃO: REFLETINDO SOBRE EMOÇÕES NA PARENTALIDADE, p. 85
Capítulo 5 - TERCEIRA SESSÃO: VALIDANDO EMOÇÕES DIFÍCEIS, p. 91
Capítulo 6 - QUARTA SESSÃO: APOIANDO AS EMOÇÕES DIFÍCEIS DOS FILHOS, p. 99
Capítulo 7 - QUINTA SESSÃO: LIDANDO COM O MEDO E APRENDENDO A RESOLVER PROBLEMAS, p. 107
Capítulo 8 - SEXTA SESSÃO: LIDANDO COM A TRISTEZA, p. 115
Capítulo 9 - SÉTIMA SESSÃO: LIDANDO COM A RAIVA, p. 125
Capítulo 10 - OITAVA SESSÃO: EXPRESSANDO AS PRÓPRIAS EMOÇÕES, p. 135
Capítulo 11 - NONA SESSÃO: REVISANDO O VIVENDO EMOÇÕES NA FAMÍLIA, p. 143
PARTE III - VIVENDO EMOÇÕES NA ESCOLA, p. 151
Capítulo 12 - PRIMEIRA SESSÃO: CONHECENDO O PROGRAMA VIVENDO EMOÇÕES NA ESCOLA, p. 153
Capítulo 13 - SEGUNDA SESSÃO: REFLETINDO SOBRE EMOÇÕES NA DOCÊNCIA, p. 161
Capítulo 14 - TERCEIRA SESSÃO: VALIDANDO EMOÇÕES DIFÍCEIS, p. 169
Capítulo 15 - QUARTA SESSÃO: APOIANDO AS EMOÇÕES DIFÍCEIS DOS ALUNOS, p. 179
Capítulo 16 - QUINTA SESSÃO: LIDANDO COM O MEDO E APRENDENDO A RESOLVER PROBLEMAS, p. 189
Capítulo 17 - SEXTA SESSÃO: LIDANDO COM A TRISTEZA, p. 197
Capítulo 18 - SÉTIMA SESSÃO: LIDANDO COM A RAIVA, p. 207
Capítulo 19 - OITAVA SESSÃO: EXPRESSANDO AS PRÓPRIAS EMOÇÕES, p. 215
Capítulo 20 - NONA SESSÃO: REVISANDO O VIVENDO EMOÇÕES NA ESCOLA, p. 223
PARTE IV - APÊNDICES - VIVENDO EMOÇÕES NA FAMÍLIA, p. 231
A) As emoções básicas, p. 233
B) Calendário dos encontros, p. 234
C) Regras de participação e convivência, p. 235
D) Mãe multitarefa, p. 236
E) Oportunidades de ensinar sobre emoções, p. 237
F) Jogo da memória sobre emoções, p. 238
G) Filho com medo e reação da mãe, p. 240
H) Reações não apoiadoras, p. 241
I) Filhos com medo, p. 242
J) História sobre o medo, p. 243
K) Perguntas sobre o medo, p. 245
L) Filho triste e reação dos pais, p. 246
M) Filho com raiva e reações do pai, p. 252
N) Como amenizar as emoções e resolver os problemas com os filhos, p. 254
O) Cartões de resposta, p. 256
P) Recordação do Programa Vivendo Emoções, p. 257
PARTE V - APÊNDICES - VIVENDO EMOÇÕES NA ESCOLA, p. 259
A) As emoções básicas, p. 261
B) Calendário dos encontros, p. 262
C) Regras de participação e convivência, p. 263
D) Professora multitarefa, p. 264
E) Oportunidades de ensinar sobre emoções, p. 265
F) Professora e aluno que sente tristeza, p. 266
G) Professora e aluna que sente raiva, p. 267
H) Reações não apoiadoras, p. 268
I) Perguntas sobre emoções, p. 269
J) Alunos com medo, p. 270
K) História sobre o medo, p. 271
L) Perguntas sobre o medo, p. 273
M) Aluna triste e reações da professora, p. 274
N) Termômetro das emoções, p. 280
O) Jogo da memória sobre emoções, p. 284
P) Como amenizar emoções e resolver problemas com os alunos, p. 286
Q) Cartões de resposta, p. 288
R) Recordação do Programa Vivendo Emoções, p. 289