1x | R$ 132,00 | sem juros | 2x | R$ 66,00 | sem juros |
3x | R$ 44,00 | sem juros |
Resumo
Sem compreender o que se faz, a prática pedagógica é uma reprodução de hábitos e pressupostos dados, ou respostas que os professores dão a demandas ou ordens externas. Os autores analisam os problemas e as práticas para dar sentido à realidade do ensino.
Sumário
Introdução
Capítulo 1. As funções sociais da escola: da reprodução à reconstrução crítica do conhecimento e da experiência
Capítulo 2. Os processos de ensino-aprendizagem: análise didática das principais teorias da aprendizagem
Capítulo 3. A aprendizagem escolar: da didática operatória à reconstrução da cultura na sala de aula
Capítulo 4. Ensino para a compreensão
Capítulo 5. Compreender o ensino na escola: modelos metodológicos de investigação educativa
Capítulo 6. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise da prática?
Capítulo 7. O que são os conteúdos do ensino?
Capítulo 8. Plano do currículo, plano do ensino: o papel dos professores/as
Capítulo 9. Âmbitos do plano
Capítulo 10. A avaliação no ensino
Capítulo 11. A função e formação do professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas
Referência
SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. 398p.