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Nome: Pay Attention!
Autor: Jennifer Thomson, Kimberly Kerns, Lynn Seidenstrang,
McKay Moore Sohlberg e Catherine Mateer.
Tradução e adaptação:
Deise Lima Fernandes Barbosa, Mônica Carolina Miranda e Orlando Francisco
Amodeo Bueno.
Idade: Crianças de 4 à 14 anos de
idade.
Escolaridade: -.
Aplicação: Individual.
O processo de aplicação segue a organização hierárquica dos níveis de atenção:
das tarefas de atenção sustentada, passando para atenção seletiva, alternada e
dividida, bem como o aumento crescente de dificuldade das tarefas e seguidas as
normas de interrupção e repetição de tarefas na tomada de linha de base e
treinamento contidas no instrumento original.
O
Programa de Intervenção dos Processos Atencionais para Crianças (PAY
ATTENTION!) é composto por:
- Manual;
- Conjunto
de estímulos visuais (2 baralhos e 3 figuras);
- Pen-drive
(com mídias de áudio);
- Campainha;
- Caneta;
- Apagador.
Correção: Não possui correção informatizada.
Tempo de Aplicação: -.
Indicação: Clínico, Educacional, Neuropsicológico.
Coleção Completa: Manual, estímulos de aplicação, mídias de áudio,
campainha, caneta e apagador.
Descrição: Os déficits de atenção e Funções Executivas (FEs)
estão relacionados a uma variedade de condições clínicas, incluindo trauma
cerebral, anóxia/hipóxia, transtornos do desenvolvimento, exposição pré-natal a
toxinas (como drogas e álcool) e transtornos de aprendizagem. A maioria das
crianças com déficit de atenção é diagnosticada com Transtorno do Déficit de
Atenção e Hiperatividade (TDAH), sendo esse um problema de saúde mental
bastante frequente em crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo.
A reabilitação neuropsicológica ou cognitiva tem uma série de
definições, mas pode ser entendida como um conjunto de atividades terapêuticas
sistemáticas, funcionalmente orientadas, que pretendem melhorar o funcionamento
cognitivo.
Sendo assim, o programa inclui atividades adequadas para a reabilitação
dos problemas de processamento de atenção em crianças. Os materiais são
projetados para remediar dificuldades em habilidades de atenção sustentada,
seletiva, alternada, dividida, auditiva e visual. Os autores concluíram que o
Pay Attention! tem ampla viabilidade de aplicação, e mostrou eficácia na
diminuição dos sintomas e melhora nas medidas neuropsicológicas.
Restrito a
psicólogos: Não restrito.
Editora: Hogrefe.
Validade do Instrumento: -.