Tempo limitado de oferta
R$ 71,10 R$ 79,00A terapia cognitiva processual (TCP) é um novo modelo de terapia cognitivo-comportamental (TCC) que organiza passo a passo técnicas cognitivas e comportamentais típicas, facilitando sua compreensão para o novo terapeuta e seus pacientes, simplificando sua implementação e preservando sua flexibilidade e eficácia comprovada. Dividido em duas partes, teórica e prática, este livro explora os princípios da TCP, explica as técnicas desenvolvidas ao longo de sua implementação para mudar as cognições disfuncionais e atua como um guia conciso de suas características distintivas.
"Terapia cognitiva processual é uma excelente contribuição para a TCC. Desde o início, fica claro que o autor é um clínico exímio. Irismar desenvolveu uma abordagem inovadora, poderosa e estruturada que ajuda os clínicos a mudarem padrões problemáticos de pensamento e de comportamento. A escrita é altamente acessível, apresentando ao leitor inúmeras técnicas e exemplos clínicos. Qualquer pessoa interessada nas novas fronteiras da terapia cognitiva se beneficiará da leitura deste livro e do uso das ideias criativas expressas aqui. Recomendo esta aquisição revolucionária à biblioteca da terapia cognitiva para clínicos de todos os níveis de especialização."
Robert L. Leahy
SUMÁRIO
PARTE 1 - Características Teóricas Distintivas da Terapia Cognitiva Processual
Capítulo 1. Desenvolvimento histórico e fundamentos da terapia cognitiva processual.
Capítulo 2. Crenças nucleares a respeito do self, conceituadas como autoacusações: contribuição da literatura para a terapia cognitiva processual.
Capítulo 3. Terapia cognitiva processual: uma abordagem em três níveis e três fases.
Capítulo 4. Avaliando as cognições: questionário de distorções cognitivas.
Capítulo 5. O papel modulador dos pressupostos subjacentes.
Capítulo 6. Separando desconforto de sofrimento: hierarquia dos sintomas codificada por cores (HSCC).
Capítulo 7. Resolvendo a ambivalência.
Capítulo 8. Foco nas técnicas experienciais para reestruturar cognições.
Capítulo 9. Crenças nucleares em relação ao self, conceituadas como autoacusações.
Capítulo 10. Distinguindo os personagens internos: tomando distância.
Capítulo 11. A metáfora da "preparação para o recurso": construindo novas crenças nucleares positivas e funcionais.
Capítulo 12. Consciência metacognitiva.
Capítulo 13. A terapia cognitiva processual e o transtorno de ansiedade social.
Capítulo 14. A terapia cognitiva processual e o transtorno de estresse pós-traumático.
Capítulo 15. A terapia cognitiva processual como abordagem preventiva para adolescentes nas escolas.
PARTE 2 - Características Práticas Distintivas da Terapia Cognitiva Processual
Capítulo 16. Explicando o modelo cognitivo. Diagrama de conceituação de caso, nível 1.
Capítulo 17. Avaliando as cognições disfuncionais.
Capítulo 18. Apresentando o Questionário de Distorções Cognitivas.
Capítulo 19. Usando o registro de pensamentos intrapessoal.
Capítulo 20. Usando o registro de pensamentos intrapessoal.
Capítulo 21. Usando a avaliação da participação baseada no processo para lidar com a culpa.
Capítulo 22. Diagrama de conceituação de caso, nível 2.
Capítulo 23. Usando a hierarquia dos sintomas codificada por cores: desconforto versus sofrimento.
Capítulo 24. Resolvendo a ambivalência e tomando decisões: role-play consensual.
Capítulo 25. Diagrama de conceituação de caso, nível 3.
Capítulo 26. Usando o processo I para crenças nucleares disfuncionais.
Capítulo 27. Usando o processo I para mudar múltiplas crenças nucleares.
Capítulo 28. Usando o processo I em terapia de grupos.
Capítulo 29. Usando o processo II para a consciência metacognitiva.
Capítulo 30. Relaxamento e metáfora do barco a vela.
DIFERENCIAIS DA OBRA
Este livro faz parte da série Características Distintivas, que convida os mais importantes clínicos e teóricos das principais terapias entre as terapias cognitivo-comportamentais a destacarem as características fundamentais das abordagens que utilizam.
PÚBLICO-ALVO
Psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, psicoterapeutas e outros profissionais atuantes na área da saúde mental.
SOBRE O AUTOR
Irismar Reis de Oliveira, MD, PhD
É professor de Psiquiatria do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da Universidade Federal da Bahia. É o criador da terapia cognitiva processual e treinou terapeutas no Brasil e em outros países nesse modelo. Atende em seu consultório particular e publicou diversos artigos e livros. Foi editor de Standard and Innovative Strategies in Cognitive Behavior Therapy, coeditor de Integrando psicoterapia e psicofarmacologia: manual para clínicos e escreveu Terapia cognitiva processual: manual para clínicos.