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R$ 405,00 R$ 450,00Piafex - Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas
Os conhecimentos trazidos com o avanço das Neurociências não deixam dúvidas de que o processo de aprendizagem, o comportamento adaptativo e a regulação emocional dependem de modo relevante do desenvolvimento adequado das funções executivas. Quando essas funções não se desenvolvem adequadamente, ou quando se encontram, por alguma razão, prejudicadas, o indivíduo pode experimentar uma série de dificuldades de ordem cognitiva e/ou comportamental que, por sua vez, podem conduzir a fracasso social, acadêmico e profissional. Esse indivíduo fica demasiadamente suscetível a eventos externos, torna-se inadequado, não consegue fazer planos, dificilmente termina uma tarefa, mostra-se desatento ou impulsivo. Desenvolvimento maior dessas habilidades pode promover melhor adaptação e rendimento escolar, além de prevenir uma série de problemas sociais e de saúde mental, o que conduz à diminuição nos custos sociais relacionados a comportamentos desadaptativos e antissociais, incluindo adicção a substâncias químicas, e no diagnóstico de distúrbios que frequentemente incluem alterações no funcionamento executivo.
O Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas, ou Piafex, foi desenvolvido justamente com o propósito de promover o desenvolvimento das funções executivas em crianças.
O programa reúne um conjunto de atividades que visam a estimular o desenvolvimento de habilidades em crianças pré-escolares e no início do Ensino Fundamental, incluindo habilidades como organização, planejamento, inibição de impulsos, atenção, memória de trabalho, metacognição e regulação emocional.
Pode ser aplicado nos contextos clínico e escolar, como ferramenta de reabilitação ou de intervenção precoce. A aplicação preventiva do Piafex, porém, é maior objetivo do programa! Ou seja, o professor encontrará neste programa de intervenção subsídios teóricos e práticos que o auxiliarão a estimular o desenvolvimento das funções executivas de suas crianças, auxiliando-as a lidar com as demandas crescentes da escola e da sociedade.
– Professores, psicólogos, psicopedagogos e profissionais ligados à área educacional.
Qual a idade adequada para participar das atividades?
– O Piafex foi inicialmente desenvolvido e testado em crianças de 5 (Educação Infantil) e 6 anos de idade (primeiro ano). Porém, é possível adaptar as atividades e expandir a faixa etária.
Pode-se usar o Piafex na clínica?
– As evidências da eficácia do Piafex são oriundas de sua aplicação em contexto de sala de aula. Porém, é possível aplicá-lo em contexto clínico. Nesse caso, sugerem-se sessões em grupo, pois a interação tem papel relevante em muitas das atividades do programa.
O Piafex pode ser usado remediativamente para auxiliar crianças com déficits nas funções executivas?
– Sim! Embora desenvolvido com base em uma abordagem preventiva, as atividades do Piafex poderão auxiliar crianças com dificuldades nas habilidades executivas e de autorregulação. O programa foi delineado para estimular e promover funções executivas e poderá fazê-lo em crianças com ou sem alterações nessas habilidades. Deve-se considerar o grau de comprometimento, a frequência da intervenção, e outros tratamentos / acompanhamentos de cada caso