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Uma das
peculiaridades da formação do psicólogo é a necessidade de lidar com a
diversidade de teorias e sistemas em psicologia. Essa pluralidade lança o
desafio de reconhecer a irredutibilidade das diferentes formas de compreensão
dos fenômenos psicológicos, bem como de buscar clareza sobre o desenvolvimento
histórico e os compromissos filosóficos que sustentam essa diversidade. Esse
esclarecimento pode ser alcançado por meio da pesquisa teórica, entendida como
uma das principais maneiras de produção de conhecimento em história e filosofia
da psicologia.
Contudo, a pesquisa teórica ainda é vista de
forma reticente na psicologia. Um dos motivos dessa desconfiança é a falta de
clareza acerca de sua própria definição, bem como de seus procedimentos
metodológicos. Além disso, o ensino das habilidades básicas de pesquisa em
psicologia geralmente toma como modelo a pesquisa empírica, tratando a pesquisa
teórica como uma pseudopesquisa.
Assim, o livro pretende trazer ao menos três
contribuições para a área de psicologia: dar maior visibilidade às pesquisas
teóricas, destacando suas potencialidades e especificidades metodológicas;
fornecer material para o ensino de habilidades de pesquisa em psicologia, tanto
em nível de graduação quanto de pós-graduação; e auxiliar no reconhecimento da
pesquisa teórica como uma forma legítima de produção de conhecimento em
psicologia.
Sumário
1. Relações entre pesquisa teórica e pesquisa
empírica em psicologia
2. Metodologia da pesquisa conceitual em
psicologia
3. Fontes de confusão conceitual na
psicologia
4. A integração entre a história da
psicologia e a filosofia da psicologia como programa de pesquisa teórica
5. A investigação histórica de teorias e
conceitos psicológicos: breves considerações metodológicas
6. Biografia científica e pesquisa teórica da
historiografia da psicologia