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O Letramento Visual pode ser compreendido como a área de estudo que lida
com o que pode ser visto e como se pode interpretar o que é visto. No caso dos
surdos, a experiência visual, compreendida como artefato cultural, intensifica
a importância de práticas de Letramento Visual, ou seja, o Letramento Visual,
no campo da surdez, precisa ser compreendido a partir de práticas sociais e
culturais de leitura e compreensão de imagens.
Os textos que compõem este livro apresentam
experiências de Letramento Visual que priorizam (eliciam) a experiência visual
dos sujeitos surdos em diferentes áreas do conhecimento. Os autores, sem
pretender essencializar o surdo enquanto sujeito visual, desafiam o leitor a
transcender para um outro mundo, mundo que prescinde de som e que se organiza e
é interpretado pela imagem e pelo espaço de visualização: a língua é visual, a
didática é visual, a arte é visual, o espaço arquitetônico é planejado em
relação à língua visual, a acessibilidade é visual, entre tantas outras
possibilidades de interfaces.