1x | R$ 159,00 | sem juros | 2x | R$ 79,50 | sem juros |
3x | R$ 53,00 | sem juros |
Apresentação do Curso
Sobre o Teste
A Vineland-3 é uma ferramenta para avaliação de crianças que apresentam atrasos no seu desenvolvimento, como Transtorno do Espectro Autista, TDAH, Deficiência Intelectual entre outros. Pode ser utilizada também com adultos que, por algum motivo, regrediram no seu comportamento como, por exemplo, pessoas com Alzheimer ou que tiveram um Acidente Vascular Cerebral (AVC), para monitorar a melhora ou evolução do quadro.
A Vineland-3 foi desenvolvida com o intuito de monitorar se um indivíduo está ou não com comportamento adequado para sua faixa etária. Se ele é capaz de cuidar de si mesmo de forma independente e de se relacionar bem com as pessoas a sua volta. Para isso a Vineland comporta 5 domínios: 3 principais (Comunicação, Atividades de Vida Diária e Socialização) e 2 facultativos (Habilidades Motoras e Comportamento Mal Adaptado). Outra vantagem é que a Vineland possui escores padronizados para cada domínio adaptativo, além de um escore geral chamado Composto de comportamento adaptativo.
O instrumento conta com formulários diferentes que podem ser aplicados para investigação do nível de funcionamento do examinando, segundo a visão de pessoas que convivem com ele em dois ambientes: a família e a escola. Alem disso, entre os formulários da Vineland há versões reduzidas e extensas.
Público AlvoDestinado a psicólogo, neuropsicólogo, picopedagogo, médico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional ou outro profissional que atua no âmbito da avaliação de crianças, jovens, adultos e idosos, no contexto clínico, institucional ou de pesquisa.
Certificado
Será emitido um certificado de 4 horas após a conclusão do curso. Solicite para secretaria@sapiens-psi.com.br e confirme seu nome completo (para emissão do certificado) e endereço atualizado.
Objetivos do Curso
O curso tem por objetivo apresentar as informações gerais sobre as Escalas de Comportamento Adaptativo Vineland-3, contexto de utilização, como aplicar e corrigir bem como a interpretação dos resultados oferecendo boas referências e conteúdo para o correto manejo do instrumento.
Nosso objetivo é capacitar o profissional para a utilização da Escala, compreendendo a medida do comportamento adaptativo para todas as idades, desde o nascimento até 90 anos e acima.
O curso é composto por diferentes módulos, cujo objetivo é apresentar desde a fundamentação do instrumento até os critérios de aplicação, correção e interpretação. O curso também conta com dicas de como utilizar e interpretar os resultados da Vineland-3 quando a escala é aplicada em populações específicas, como indivíduos com Deficiência auditiva, Transtorno do Espectro do Autista ou Alzheimer.
Metodologia e Plano de Ensino
O curso está organizado em módulos para oferecer uma experiência de aprendizagem em etapas consecutivas, que proporcionara ao aluno a compreensão da Vineland-3, sua administração e resultados. O mesmo foi preparado com base no Kit completo da Escala de Comportamento Adaptativo Vineland - Terceira Edição, editado pela Pearson Clinical Brasil. Por isso, é extremamente importante termos o material em mãos para acompanharmos este curso, de forma a ter um melhor aproveitamento de aprendizagem.
Neste curso você terá acesso a 38 vídeos sendo divididos em vídeos aula, vídeos de aplicação, correção e interpretação.
Sugestões de Plano de Estudo
Pensando em um melhor aproveitamento, estruturamos um plano de estudos que facilitará o acompanhamento do curso.
- Acesse o módulo de apresentação do curso;
- Assista a apresentação da Professora Danielle;
- Explore seu Kit da Vineland-3 se ainda não teve contato com o teste;
- Acesse os módulos, neles você encontrará os vídeos e todas as informações sobre a Vineland-3, desde a estrutura, as terminologias, sobre os Formulários.
Explore o Kit da Vineland-3
Materiais para aplicação da Vineland-3:
- Manual
- Formulário de Entrevista Extensivo
- Formulário de Entrevista dos Níveis de Domínio
- Formulário Extensivo de Pais e Cuidadores
- Formulário de Pais e Cuidadores dos Níveis de Domínio
- Formulário Extensivo dos Professores
- Formulário dos Professores dos Níveis de Domínio
Os materiais específicos necessários para aplicação de cada idade são apresentados no página 1 do Manual .
Comece pelo Manual
Leia as questões dos Formulários antes de aplicar
Familiarize-se com o material.
Sobre a Professora
Profª Drª Danielle de Souza Costa
Psicóloga (2011) com mestrado (2013) e doutorado (2017) em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estagiou no instituto de pesquisa MCRI (Melbourne, AUS) em 2016, numa equipe referência em Neuropsicologia Pediátrica (VIBeS). Realizou estágio pós-doutoral na UFMG com suporte do CNPq (2019). Pós-doutoranda no INCT em Medicina Molecular (UFMG) com suporte da CAPES (2020-). Seus interesses de pesquisa contemplam a Neuroeconomia aplicada à Psiquiatria do Desenvolvimento e Modelos de Suscetibilidade Diferencial ao Ambiente/Contexto com foco no papel de fatores genéticos e psicológicos. Entre as populações que já colaboraram com seus estudos se destacam a de escolares com síndromes genéticas, como a Neurofibromatose Tipo 1, e com transtornos do neurodesenvolvimento, como Discalculia do Desenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista e, especialmente, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Integrante do Núcleo de Investigação da Impulsividade e Atenção (NITIDA), no Hospital das Clínicas da UFMG. Expert na avaliação neuropsicológica de escolares.