Descrição
O Sistema PROTEA-R de Avaliação do Transtorno do
Espectro Autista é um instrumento interdisciplinar que sistematiza as
entrevistas com os responsáveis e a observação clínica do desenvolvimento
infantil.
O instrumento tem por objetivo rastrear a
presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do Transtorno do Espectro
Autista em crianças com cerca de 24 a 60 meses de idade. A partir da observação
do comportamento infantil, que ocorre por meio de situações de brincadeira
livre e semiestruturada, você pode traçar um perfil de comportamento da
criança, contemplando suas potencialidades e dificuldades, e indicar a
presença, ou não, de risco para Transtorno do Espectro Autista.
Este curso está organizado em sete módulos que
apresentam os pressupostos teóricos e empíricos do instrumento, orientações
para conduta do avaliador nas entrevistas de anamnese e de devolução, bem como
instruções de administração e codificação do Protocolo de Avaliação Comportamental
para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal
(PROTEA-R-NV), ilustradas pela apresentação de
um caso clínico.
MÓDULO 1
Sistema PROTEA-R: Apresentação do
instrumento e pressupostos teóricos e empíricos
Esse módulo apresenta a estrutura do Sistema PROTEA-R, bem como os
pressupostos teóricos e empíricos que embasaram o desenvolvimento desse
instrumento.
MÓDULO 2
Entrevista de anamnese
Esse módulo contempla os diferentes aspectos envolvidos na entrevista de
anamnese, com foco nas instruções da conduta do avaliador, pautadas no conceito
de coparentalidade.
MÓDULO 3
Protocolo de Avaliação Comportamental
para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal (PROTEA-R-NV):
Apresentação dos itens
Esse módulo apresenta os dezessete itens que compõem o Protocolo de
Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada –
Não Verbal. Esses itens estão divididos em três áreas: comportamentos
sociocomunicativos; qualidade da brincadeira e movimentos repetitivos e
estereotipados do corpo. O objetivo desse protocolo é avaliar os comportamentos
envolvidos na interação da criança com o avaliador, bem como a qualidade da
brincadeira.
MÓDULO 4
PROTEA-R-NV: Preparação do ambiente,
setting de brinquedos e contextos de avaliação
Esse módulo apresenta a preparação do ambiente e os contextos de
avaliação envolvidos na administração do PROTEA-R-NV. São abordados aspectos
relacionados à adequação do espaço físico e à organização do setting de
brinquedos, bem como orientações referentes aos contextos de avaliação
contemplados no Protocolo: brincadeira livre e brincadeira semiestruturada.
MÓDULO 5
PROTEA-R-NV: Orientações para conduta
do avaliador
Esse módulo apresenta, de forma detalhada, aspectos referentes à
administração de uma sessão de avaliação do PROTEA-R-NV, com foco nas
orientações de conduta do avaliador.
MÓDULO 6
PROTEA-R-NV: Instruções de codificação
e interpretação dos resultados
Esse módulo está dividido em três aulas, nas quais são abordadas
instruções de codificação e interpretação dos resultados oriundos do
PROTEA-R-NV. A primeira aula contempla as orientações gerais, a segunda aula
aborda, especificamente, os itens críticos para identificação de risco para o
TEA, por fim, a terceira aula, apresenta um caso clínico para ilustrar a
codificação de cada um dos itens do PROTEA-R-NV.
MÓDULO 7
Entrevista devolutiva e elaboração do
laudo
Esse módulo apresenta a elaboração do laudo e a entrevista devolutiva. O
processo de devolução dos resultados da administração do Sistema PROTEA-R tem
como objetivo integrar as informações e observações acessadas ao longo da
avaliação e discuti-las com os responsáveis da criança, contemplando, quando
for o caso, orientações de encaminhamento para outros profissionais.
Carga Horária
2h30min*
*Horas calculadas a partir do número de
atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos,
slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
Diferenciais
Os cursos abordam todo o processo necessário para fornecer ao aluno a
capacidade de utilizar os testes após realizá-lo;
As aulas são ministradas por autores dos testes
e/ou especialistas com grande experiência didática.
Acesso ao curso
**O
primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o
primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 90 dias.
***Curso totalmente on-line:
·
Após a
confirmação da inscrição, o aluno receberá no e-mail cadastrado uma mensagem
com o link de acesso à plataforma;
·
Ao clicar
no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do
curso. Após o acesso, o aluno poderá assistir às aulas onde e quando desejar;
·
A
aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides
ou textos de apoio);
·
Não há
plantão de dúvidas ou interação com o professor.
****Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao
concluir as aulas.
Fonoaudióloga Dra. Bárbara Backes