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A experiência de ser pai ou mãe, exercer autoridade
dentro da própria posição hierárquica é um processo de aprendizagem. A melhor
adequação no que se refere a ministrar limite é um exercício que pode
propiciar, não só aos filhos, mas também aos pais, o desenvolvimento pessoal.
Este livro propõe realizar uma síntese de determinadas etapas do
desenvolvimento da criança, focalizando a evolução específica do “controle,
limites e transgressões”. O objetivo inicial é propiciar aos pais uma melhor
compreensão do comportamento do filho, possibilitando-lhes assim maior
equilíbrio emocional ao ministrarem os limites. Estabelece uma diferenciação
entre controle e limites observando como a nossa sociedade atualmente está se
voltando, cada vez mais, para uma tentativa exacerbada de controle dos filhos e
quanto esta falsa segurança pode prejudicar o desenvolvimento das crianças. O
livro realiza uma elucidação de componentes nos quais os limites se apoiam, dos
tipos de limites, assim como propicia uma orientação específica aos pais acerca
de posturas a serem adotadas no que se referem aos limites escolares.
“Controle, limites e transgressões” constituem práticas que se complementam,
coexistindo no processo de desenvolvimento de todo ser humano, como partes de
um processo dinâmico. Em vista dessa realidade, uma questão essencial dos pais
na educação dos filhos é o discernimento, a objetividade para administrar, de
acordo com a situação, o controle ou os limites e aceitar as transgressões do
filho, na medida em que se mostrem oportunas e adequadas à realidade do momento.