Marca: Jurua Psicologia
Modelo: 9786526304600
Disponibilidade: Em estoque
R$ 139,90
ou em até 3x de R$ 46,63 sem juros
1x R$ 139,90 sem juros 2x R$ 69,95 sem juros
3x R$ 46,63 sem juros

As emoções nos movem. Sentir alegria, tristeza, orgulho, angústia, medo ou culpa realça os contornos do mundo ao nosso redor e nos prepara para agir. Perceber essa conexão entre a realidade fora de nós, as nossas emoções e o modo como nos comportamos é fundamental para entender que as emoções são parte natural da vida. É na primeira infância que se inicia o contato com uma variedade de situações que eliciam as seis emoções básicas: alegria, medo, tristeza, raiva, surpresa e nojo. Entre os três e os seis anos, a criança aprimora a capacidade de identificar o que ela sente e de compreender as causas das suas emoções. Contudo, aprimorar essas habilidades requer relacionamentos que proporcionem à criança viver e compartilhar suas emoções com adultos atentos e sensíveis a elas. As crianças precisam ser incentivadas pelos adultos, sobretudo, a expressar suas emoções com palavras. Esta é uma tarefa importante e desafiadora. Daí, a relevância de apoiar pais e professores nesse desafio diário: ajudar as crianças pequenas a expressar e compreender emoções. Este livro apresenta um material teórico e técnico completo que habilita psicólogos a implementar uma intervenção que prepara pais e professores de crianças, entre três e seis anos de idade, para ajudar, respectivamente, seus filhos e alunos a expressar e compreender emoções difíceis, como o medo, a tristeza e a raiva. O Programa Vivendo Emoções foi desenvolvido especialmente para mães, pais e professores brasileiros. A versão para mães e pais tem características que facilitam a implementação com populações de baixa escolaridade, e as duas versões, para pais e para professores, foram criadas para atender às necessidades de serviços que contam com recursos financeiros limitados.


Sumário:

INTRODUÇÃO, p. 23

PARTE I - FUNDAMENTOS E DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA VIVENDO EMOÇÕES, p. 27

Capítulo 1 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PROGRAMA VIVENDO EMOÇÕES, p. 29

O desenvolvimento emocional nos primeiros seis anos de vida, p. 33

Socialização emocional e desenvolvimento emocional na infância: o papel dos pais como agentes de socialização emocional, p. 38

Socialização emocional e desenvolvimento emocional na infância: o papel dos professores como agentes de socialização emocional, p. 44

Programas de intervenção direcionados a pais e a professores com foco na socialização emocional infantil, p. 49

Referências, p. 52

Capítulo 2 - HISTÓRICO, DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA VIVENDO EMOÇÕES, p. 57

Histórico e evidências do Programa Vivendo Emoções, p. 59

O Programa Vivendo Emoções na família e na escola, p. 63

Recomendações para implementação do programa, p. 66

Treinamento e supervisão de facilitadores e cofacilitadores, p. 68

Avaliação dos efeitos do Programa Vivendo Emoções, p. 70

Referências, p. 73

PARTE II - VIVENDO EMOÇÕES NA FAMÍLIA, p. 75

Capítulo 3 - PRIMEIRA SESSÃO: CONHECENDO O PROGRAMA VIVENDO EMOÇÕES NA FAMÍLIA, p. 77

Capítulo 4 - SEGUNDA SESSÃO: REFLETINDO SOBRE EMOÇÕES NA PARENTALIDADE, p. 85

Capítulo 5 - TERCEIRA SESSÃO: VALIDANDO EMOÇÕES DIFÍCEIS, p. 91

Capítulo 6 - QUARTA SESSÃO: APOIANDO AS EMOÇÕES DIFÍCEIS DOS FILHOS, p. 99

Capítulo 7 - QUINTA SESSÃO: LIDANDO COM O MEDO E APRENDENDO A RESOLVER PROBLEMAS, p. 107

Capítulo 8 - SEXTA SESSÃO: LIDANDO COM A TRISTEZA, p. 115

Capítulo 9 - SÉTIMA SESSÃO: LIDANDO COM A RAIVA, p. 125

Capítulo 10 - OITAVA SESSÃO: EXPRESSANDO AS PRÓPRIAS EMOÇÕES, p. 135

Capítulo 11 - NONA SESSÃO: REVISANDO O VIVENDO EMOÇÕES NA FAMÍLIA, p. 143

PARTE III - VIVENDO EMOÇÕES NA ESCOLA, p. 151

Capítulo 12 - PRIMEIRA SESSÃO: CONHECENDO O PROGRAMA VIVENDO EMOÇÕES NA ESCOLA, p. 153

Capítulo 13 - SEGUNDA SESSÃO: REFLETINDO SOBRE EMOÇÕES NA DOCÊNCIA, p. 161

Capítulo 14 - TERCEIRA SESSÃO: VALIDANDO EMOÇÕES DIFÍCEIS, p. 169

Capítulo 15 - QUARTA SESSÃO: APOIANDO AS EMOÇÕES DIFÍCEIS DOS ALUNOS, p. 179

Capítulo 16 - QUINTA SESSÃO: LIDANDO COM O MEDO E APRENDENDO A RESOLVER PROBLEMAS, p. 189

Capítulo 17 - SEXTA SESSÃO: LIDANDO COM A TRISTEZA, p. 197

Capítulo 18 - SÉTIMA SESSÃO: LIDANDO COM A RAIVA, p. 207

Capítulo 19 - OITAVA SESSÃO: EXPRESSANDO AS PRÓPRIAS EMOÇÕES, p. 215

Capítulo 20 - NONA SESSÃO: REVISANDO O VIVENDO EMOÇÕES NA ESCOLA, p. 223

PARTE IV - APÊNDICES - VIVENDO EMOÇÕES NA FAMÍLIA, p. 231

A) As emoções básicas, p. 233

B) Calendário dos encontros, p. 234

C) Regras de participação e convivência, p. 235

D) Mãe multitarefa, p. 236

E) Oportunidades de ensinar sobre emoções, p. 237

F) Jogo da memória sobre emoções, p. 238

G) Filho com medo e reação da mãe, p. 240

H) Reações não apoiadoras, p. 241

I) Filhos com medo, p. 242

J) História sobre o medo, p. 243

K) Perguntas sobre o medo, p. 245

L) Filho triste e reação dos pais, p. 246

M) Filho com raiva e reações do pai, p. 252

N) Como amenizar as emoções e resolver os problemas com os filhos, p. 254

O) Cartões de resposta, p. 256

P) Recordação do Programa Vivendo Emoções, p. 257

PARTE V - APÊNDICES - VIVENDO EMOÇÕES NA ESCOLA, p. 259

A) As emoções básicas, p. 261

B) Calendário dos encontros, p. 262

C) Regras de participação e convivência, p. 263

D) Professora multitarefa, p. 264

E) Oportunidades de ensinar sobre emoções, p. 265

F) Professora e aluno que sente tristeza, p. 266

G) Professora e aluna que sente raiva, p. 267

H) Reações não apoiadoras, p. 268

I) Perguntas sobre emoções, p. 269

J) Alunos com medo, p. 270

K) História sobre o medo, p. 271

L) Perguntas sobre o medo, p. 273

M) Aluna triste e reações da professora, p. 274

N) Termômetro das emoções, p. 280

O) Jogo da memória sobre emoções, p. 284

P) Como amenizar emoções e resolver problemas com os alunos, p. 286

Q) Cartões de resposta, p. 288

R) Recordação do Programa Vivendo Emoções, p. 289


Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
Imagem antispam