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O presente livro,
fruto de reflexões práticas e teóricas compartilhadas por professores e
pesquisadores de diferentes instituições, do Rio de Janeiro e Santa Catarina,
nasceu do compromisso coletivo de educadores e educadoras em pensar e praticar
uma educação de surdos que garanta a esses sujeitos o direito de aprender a ler
e a escrever em sua segunda língua: a Língua Portuguesa em sua modalidade
escrita.
Os textos, todos resultantes de pesquisas e
práticas desenvolvidas com sujeitos surdos, nos convidam a refletir sobre a
importância da leitura e da escrita enquanto possibilidade de acesso a
conhecimentos e informações culturalmente produzidas. Além disso, provoca-nos a
pensar sobre os desafios relacionados ao ensino da Língua Portuguesa, em sua
modalidade escrita, aos sujeitos surdos, uma vez que ainda estamos presos a um
“paradigma ouvintista” do ensino do Português. Assim, o livro reúne reflexões
importantes que têm muito a contribuir com todos aqueles e aquelas que atuam,
militam ou querem aprender mais sobre o campo da educação de surdos, em
especial em relação ao ensino da leitura e da escrita.