R$ 100,00


Fabricante: ArtMed
Modelo: 9788582712672
Situação: Disponivel

RESUMO

O desenvolvimento neurológico pode ser modificado pela aprendizagem? Quais são os fatores que interferem nesse processo? Cognição, aprendizagem e desenvolvimento neural estão interligados? Ou são elementos diferentes que se sobrepõem? O complexo processo cognitivo aparece neste livro sob a forma de intervenções práticas nos processos clínicos e em diferentes concepções teóricas. A partir dos relatos de profissionais de áreas como neurologia, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia, é possível construir novas formas de pensar e agir clinicamente. Esta obra mostra como, por meio do lúdico, novos caminhos neurais e subjetivos tomam forma e possibilitam que crianças reconfigurem seus modos de aprender, viver e compreender o mundo. Temas abordados neste livro: Transtorno do espectro autista; Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade; Deficiência intelectual; Paralisia cerebral; Transtornos específicos da aprendizagem: dislexia e discalculia; Transtornos motores: dispraxias; Dificuldades ligadas às funções executivas; Tecnologias assistivas e reabilitação para crianças com transtornos do desenvolvimento.

SUMÁRIO

Apresentação

Capítulo 1. Sobre o aprender e suas relações: interfaces entre neurologia, psicologia e psicopedagogia 
Capítulo 2. Investigação precoce do transtorno do espectro autista: sinais que alertam para a intervenção
Capítulo 3. Identificação precoce do transtorno do espectro autista e diagnóstico diferencial: estudo de caso 
Capítulo 4. Elementos para a compreensão da construção da linguagem em sujeitos com transtorno do espectro autista: neurologia, psicologia e psicopedagogia 
Capítulo 5. Elementos neuropsicológicos do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)
Capítulo 6. Transtorno de déÞ cit de atenção/hiperatividade (TDAH) e intervenção pedagógica: o caso “Vine, o corpo falando”
Capítulo 7. A integração sensorial na intervenção terapêutica com crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) 
Capítulo 8. Atraso do desenvolvimento neuropsicomotor e intervenção psicopedagógica: fragmentos de um caso
Capítulo 9. Dificuldades intelectuais leves no desempenho escolar e social: funcionamento intelectual borderline
Capítulo 10. Por entre fábulas, rãs e grilos: sobre as possibilidades criativas do espaço psicopedagógico
Capítulo 11. Inclusão escolar de aluno com paralisia cerebral utilizando as tecnologias de informação e comunicação
Capítulo 12. Neurologia e fisioterapia na multidisciplinaridade da paralisia cerebral: relato de intervenção
Capítulo 13. Dificuldade de escrita associada com disfunção neuromotora em criança prematura: psicopedagogia e neurologia integradas no diagnóstico e na intervenção
Capítulo 14. Dislexia: varlendo contra o vento 
Capítulo 15. Inferências na compreensão de narrativas e áreas cerebrais ativadas – como danos na rede do protagonista” contribuem para as dificuldades de compreensão leitora
Capítulo 16. Discalculia e intervenção psicopedagógica: Alan –O aprendiz na conexão dos números
Capítulo 17. Relação entre aprendizagem e disfunções executivas em crianças e adolescentes com transtorno bipolar
Capítulo 18. Dispraxias: aspectos teóricos e de intervenção psicopedagógica
Capítulo 19. Transtorno do espectro autista: aspectos da intervenção multidisciplinar

Índice

AUTORES

Rotta, Newra Tellechea; Bridi Filho, César Augusto; Bridi, Fabiane De Souza

Escrever Comentário

OBS: Não usar código HTML
text_captcha
Produtos Relacionados