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Resumo
Como as crianças aprendem a ler e escrever palavras que nunca viram antes? É preciso que elas aprendam listas de palavras com som de Z que são escritas com Z e listas de palavras com som de Z que são escritas com S? Ou podemos ajudá-las a entender por que beleza e princesa terminam com a mesma rima, mas beleza se escreve com z e princesa se escreve com s? Como a escola e os pais podem facilitar a tarefa das crianças? Conheça as respostas para essas e muitas outras perguntas em Leitura e ortografia: além dos primeiros passos. Na edição brasileira desta obra já consagrada, os autores apresentam as diferentes visões sobre a conexão entre língua oral e língua escrita, e exploram as implicações dessa a bordagem para o processo de ensino-aprendizagem.
Sumário
Apresentação
Prefácio
Capítulo 1. Aprender ortografia: qual é o problema?
Capítulo 2. Transição das relações entre sons e letras para as relações entre grafemas e fonemas
Capítulo 3. A ortografia e os sons vocálicos: grafemas simples e complexos
Capítulo 4. Como as crianças aprendem regras fonológicas condicionais e como elas podem ser ensinadas
Capítulo 5. Ortografia e morfemas
Capítulo 6. A aprendizagem do uso de morfemas na ortografia
Capítulo 7. Aprendendo a pensar sobre morfemas por meio do ensino
Capítulo 8. Reflexões finais
NUNES, T.; BRYANT, P. Leitura e ortografia: além dos primeiros passos. Porto Alegre: Penso, 2014. 208 p.