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É tempo de separar o joio do trigo, organizar as ideias e explorar os chamados “ecossistemas” de pesquisa translacional. Isso signica adotar a ideia do quadrante de Pasteur proposto por Donald

Stokes, nos anos 1990, e de nir as subáreas da Neurociência que possam reunir desde a pesquisa básica até suas aplicações práticas no âmbito da sociedade. É essa a proposta desse livro inovador

e agregador, o Neuropsicologia Escolar. O projeto reúne os conceitos básicos da Neurociência aplicáveis ao ambiente de ensino e aprendizagem que a sociedade humana construiu em todos os

países: a escola. Trata-se de conhecer como as pessoas e seus cérebros aprendem no âmbito da escola e o que acontece com aqueles que não conseguem aprender com a mesma facilidade.

Também se trata de definir como estruturar o ambiente escolar, de modo a avaliar a eficácia dos métodos de ensino, bem como a capacidade dos atores da educação em identificar precocemente as

crianças que precisam de intervenções pedagógicas ou terapêuticas especiais. O objetivo é cumprido com competência neste livro que tão bem adota o quadrante de Pasteur como estratégia de

expor os conceitos de uma área de estudo tão translacional e de grande interesse social. Estamos diante de um livro que deixará a sua marca na formação dos profissionais da educação brasileira.


Roberto Lent Professor emérito da UFRJ, Pesquisador do Instituto D’Or, Coordenador da Rede Nacional de Ciência para Educação


A coleção Neuropsicologia na Prática Clínica, ao longo de toda a sua jornada, procurou trazer ao neuropsicólogo muito mais do que as aplicações canônicas realizadas dentro do consultório e não

poderia ser diferente em seu vigésimo volume. O Neuropsicologia Escolar é organizado por três das maiores referências na área e, Rochele Paz Fonseca, Monica C. Miranda e Alessandra G. Seabra

que são as fundadoras dessa área em nosso país. Nada melhor do que aprender com elas sobre o que é e como atuar nessa área. Pode ser que sua expectativa seja sobre como diagnosticar

transtornos que afetam o desempenho escolar. De fato, a Neuropsicologia Escolar se ocupa desse tema, mas vai muito além dele. Mais do que identificar transtornos, a Neuropsicologia Escolar

surge como uma alternativa para a Educação no sentido amplo. Seu papel inclui o planejamento de atividades pedagógicas mais e capazes de em prevenir o impacto de déficits das mais diversas

naturezas sobre o desenvolvimento das variadas habilidades necessárias para a formação da identidade do aprendiz. Seu escopo vai muito além de caracterizar aspectos da cognição e do

comportamento a partir de um enfoque nomotético. Ao identificar precocemente alvos terapêuticos, ela permite aos docentes atenções e esforços direcionados à estimulação e habilitação no

contexto acadêmico. O neuropsicólogo escolar desempenha, assim, um importante papel na interrupção de uma imensa bola de neve que irá eclodir na vida adulta em diversas formas de

disfuncionalidade. O livro é composto por 26 capítulos que foram escritos com imensa dedicação por expoentes da Neuropsicologia brasileira e áreas relacionadas. Da avaliação à intervenção relativa

a temas no contexto escolar, o livro cobre uma ampla faixa dos temas mais relevantes dessa área de atuação.


Prof. Doutor Leandro F. Malloy-Diniz

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