A terapia cognitiva processual (TCP) é um novo
modelo de terapia cognitivo-comportamental (TCC) que organiza passo a passo
técnicas cognitivas e comportamentais típicas, facilitando sua compreensão para
o novo terapeuta e seus pacientes, simplificando sua implementação e
preservando sua flexibilidade e eficácia comprovada. Dividido em duas partes,
teórica e prática, este livro explora os princípios da TCP, explica as técnicas
desenvolvidas ao longo de sua implementação para mudar as cognições
disfuncionais e atua como um guia conciso de suas características
distintivas.
"Terapia cognitiva processual é uma excelente
contribuição para a TCC. Desde o início, fica claro que o autor é um clínico
exímio. Irismar desenvolveu uma abordagem inovadora, poderosa e estruturada que
ajuda os clínicos a mudarem padrões problemáticos de pensamento e de
comportamento. A escrita é altamente acessível, apresentando ao leitor inúmeras
técnicas e exemplos clínicos. Qualquer pessoa interessada nas novas fronteiras
da terapia cognitiva se beneficiará da leitura deste livro e do uso das ideias
criativas expressas aqui. Recomendo esta aquisição revolucionária à biblioteca
da terapia cognitiva para clínicos de todos os níveis de especialização."
Robert L. Leahy
SUMÁRIO
PARTE 1 - Características
Teóricas Distintivas da Terapia Cognitiva Processual
Capítulo 1. Desenvolvimento
histórico e fundamentos da terapia cognitiva processual.
Capítulo 2. Crenças nucleares a
respeito do self, conceituadas como autoacusações: contribuição da literatura
para a terapia cognitiva processual.
Capítulo 3. Terapia cognitiva
processual: uma abordagem em três níveis e três fases.
Capítulo 4. Avaliando as
cognições: questionário de distorções cognitivas.
Capítulo 5. O papel modulador dos
pressupostos subjacentes.
Capítulo 6. Separando desconforto
de sofrimento: hierarquia dos sintomas codificada por cores (HSCC).
Capítulo 7. Resolvendo a
ambivalência.
Capítulo 8. Foco nas técnicas
experienciais para reestruturar cognições.
Capítulo 9. Crenças nucleares em
relação ao self, conceituadas como autoacusações.
Capítulo 10. Distinguindo os
personagens internos: tomando distância.
Capítulo 11. A metáfora da
"preparação para o recurso": construindo novas crenças nucleares
positivas e funcionais.
Capítulo 12. Consciência
metacognitiva.
Capítulo 13. A terapia cognitiva
processual e o transtorno de ansiedade social.
Capítulo 14. A terapia cognitiva
processual e o transtorno de estresse pós-traumático.
Capítulo 15. A terapia cognitiva
processual como abordagem preventiva para adolescentes nas escolas.
PARTE 2 - Características
Práticas Distintivas da Terapia Cognitiva Processual
Capítulo 16. Explicando o modelo
cognitivo. Diagrama de conceituação de caso, nível 1.
Capítulo 17. Avaliando as
cognições disfuncionais.
Capítulo 18. Apresentando o
Questionário de Distorções Cognitivas.
Capítulo 19. Usando o registro de
pensamentos intrapessoal.
Capítulo 20. Usando o registro de
pensamentos intrapessoal.
Capítulo 21. Usando a avaliação
da participação baseada no processo para lidar com a culpa.
Capítulo 22. Diagrama de conceituação
de caso, nível 2.
Capítulo 23. Usando a hierarquia
dos sintomas codificada por cores: desconforto versus sofrimento.
Capítulo 24. Resolvendo a
ambivalência e tomando decisões: role-play consensual.
Capítulo 25. Diagrama de
conceituação de caso, nível 3.
Capítulo 26. Usando o processo I
para crenças nucleares disfuncionais.
Capítulo 27. Usando o processo I
para mudar múltiplas crenças nucleares.
Capítulo 28. Usando o processo I
em terapia de grupos.
Capítulo 29. Usando o processo II
para a consciência metacognitiva.
Capítulo 30. Relaxamento e
metáfora do barco a vela.
DIFERENCIAIS DA OBRA
Este livro faz parte da série Características
Distintivas, que convida os mais importantes clínicos e teóricos das principais
terapias entre as terapias cognitivo-comportamentais a destacarem as
características fundamentais das abordagens que utilizam.
PÚBLICO-ALVO
Psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais,
psicoterapeutas e outros profissionais atuantes na área da saúde mental.
SOBRE O AUTOR
Irismar Reis de Oliveira, MD, PhD
É professor de Psiquiatria do Departamento de
Neurociências e Saúde Mental da Universidade Federal da Bahia. É o criador da
terapia cognitiva processual e treinou terapeutas no Brasil e em outros países
nesse modelo. Atende em seu consultório particular e publicou diversos artigos
e livros. Foi editor de Standard and Innovative Strategies in Cognitive
Behavior Therapy, coeditor de Integrando psicoterapia e psicofarmacologia:
manual para clínicos e escreveu Terapia cognitiva processual: manual para
clínicos.