Desenvolvimento Psicológico e Educação - Volume 2
ou em até 4x de R$ 44,75 sem juros
Parcelamento no cartão
1x | R$ 179,00 | sem juros | 2x | R$ 89,50 | sem juros |
3x | R$ 59,67 | sem juros | 4x | R$ 44,75 | sem juros |
Resumo
Em uma segunda edição inteiramente renovada são apresentados os três volumes da série Desenvolvimento Psicológico e Educação. Estas obras, completamente atualizadas, serão os textos de referência mais relevantes no início do século XXI.
Sumário
Apresentação
PARTE 1- Psicologia, Educação e Psicologia da Educação
Capítulo 1. Concepções e tendências atuais em psicologia da educação
PARTE 2 - A Explicação dos Processos Educacionais a Partir de uma Perspectiva Psicológica
Capítulo 2. Aprendizagem e desenvolvimento: a concepção genético-cognitiva da aprendizagem
Capítulo 3. A aprendizagem significativa e a teoria da assimilação
Capítulo 4. Representação e processos cognitivos: esquemas e modelos mentais
Capítulo 5. Desenvolvimento, educação e educação escolar: a teoria sociocultural do desenvolvimento e da aprendizagem
Capítulo 6. Construtivismo e educação: a concepção construtivista do ensino e da aprendizagem
PARTE 3 - Fatores e Processos Psicológicos Envolvidos na Aprendizagem Escolar
Capítulo 7. Inteligência, inteligências e capacidade de aprendizagem
Capítulo 8. O uso estratégico do conhecimento
Capítulo 9. O ensino de estratégias de aprendizagem no contexto escolar
Capítulo 10. Orientação motivacional e estratégias motivadoras na aprendizagem escolar
Capítulo 11. A aprendizagem escolar do ponto de vista do aluno: os enfoques de aprendizagem
Capítulo 12. Afetos, emoções, atribuições e expectativas: o sentido da aprendizagem escolar
Capítulo 13. Diferenças individuais e atenção à diversidade na aprendizagem escolar
PARTE 4 - A Dinâmica dos Processos de Ensino e de Aprendizagem: A Sala de Aula como Contexto
Capítulo 14. Ensinar e aprender no contexto da sala de aula
Capítulo 15. Linguagem, atividade e discurso na sala de aula
Capítulo 16. Interação educacional e aprendizagem escolar: a interação entre alunos
Capítulo 17. Interatividade, mecanismos de influência educacional e construção do conhecimento na sala de aula
PARTE 5 - A Psicologia do Ensino e a Aprendizagem dos Conteúdos Escolares
Capítulo 18. O ensino e a aprendizagem da alfabetização: uma perspectiva psicológica
Capítulo 19. O ensino e a aprendizagem da matemática: uma perspectiva psicológica
Capítulo 20. O ensino e a aprendizagem da geografia, da história e das ciências sociais: uma perspectiva psicológica
Capítulo 21. O ensino e a aprendizagem das ciências físico-naturais: uma perspectiva psicológica
Capítulo 22. A avaliação da aprendizagem escolar: dimensões psicológicas, pedagógicas e sociais
PARTE 6 - Os Contextos da Sala de Aula e a Aprendizagem Escolar
Capítulo 23. As instituições escolares como fonte de influência educacional
Capítulo 24. Ambiente familiar e educação escolar: a interseção de dois cenários educacionais
Capítulo 25. A educação escolar diante das novas tecnologias da informação e da comunicação
Referências bibliográficas
Índice onomástico
Índice analítico