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*Este produto refere-se apenas ao Caderno de aplicação (unitário), restante dos materiais não inclusos!
Este material é de uso exclusivo do Profissional Psicólogo portanto para a compra deve apresentar o número do CRP.
Nome: CPM RAVEN - Matrizes
Progressivas Coloridas de Raven
Autor: J. Raven, J. C. Raven e J. H. Court
Adaptação Brasileira: Jonas Jardim de Paula, Carlos Guilherme Maciel
Furtado Schlottfeldt, Leandro Fernandes Malloy Diniz, Gisele
Aparecida Alves Mizuta
Idade: crianças entre 5 a 11 anos de idade.
Escolaridade: -
Aplicação: individual e coletiva
Correção: Informatizada
Tempo de Aplicação: -
Indicação: Pode ser utilizado em avaliações clínicas e
escolares ou em outros contextos nos quais se faça necessária a avaliação da
inteligência e da habilidade edutiva.
Coleção Completa: 01
Manual Técnico, 02 Cadernos de aplicação - Conjuntos A, Ab e B, 02 Blocos com
25 folhas de respostas e 01 Crivo de correção.
Diferencial: O Matrizes Progressivas Coloridas de Raven (CPM) é
considerado padrão ouro mundial na avaliação da inteligência geral. Foi
elaborado para mensurar de maneira precisa e objetiva um componente central do
Fator g de Spearman, a habilidade edutiva, isto é, a habilidade que permite aos
indivíduos gerar novos insights, principalmente não verbais, em situações
confusas e já conhecidas; que permite ir além da informação dada para perceber
o que não é imediatamente óbvio.
Descrição: O
CPM é um teste rápido e de fácil aplicação que, em geral é atrativo para os
respondentes, em espcial pela presença de estímulos coloridos e pouca
necessidade de leitura ao longo da aplicação, o que o torna uma alternativa
viável em situações nas quais existem muitas diferenças de linguagem não
associadas com as habilidades avaliadas; como crianças que não entendem ou
falam a língua nacional, com portadores de deficiências físicas, afasias,
paralisia cerebral ou surdez, bem como aqueles que apresentam algum nível de
comprometimento intelectual.
Composto por tres partes: na parte A predomina a demanda por
atenção aos detalhes visuais, na parte Ab, a capacidade de reconhecer e raciocinar
em relações que incluem padrões e na parte B, alguns componentes de análise e
raciocínio sobre relações entre estímulos não verbais constituem a principal
demanda.
O manual apresenta estudos de caso como exemplo.
Restrito a psicólogos: Sim
Editora: Pearson
Validade do Instrumento: 19/05/2033
Etiquetas: casa do psicologo