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Coleção Neuropsicologia na prática clínica completa (20 livros *1 unidade de cada) *Exceto o livro Neuropsicologia dos Transtornos Psiquiátricos
Avaliação Neuropsicológica Forense
Este livro representa uma contribuição segura aos profissionais da área e aos demais interessados e um convite à discussão, de forma fundamentada, da realidade, dos desafios e das mudanças inerentes à avaliação neuropsicológica forense. Sendo assim, ele deriva do conhecimento prático de profissionais mais afeitos ao contexto da saúde mental e da justiça como nos processos de interdição por doenças neuropsiquiátricas como Alzheimer, na capacidade laboral de um quadro psicótico ou na responsabilidade penal nos casos de dependência química. É uma obra com objetivo claro de orientar e guiar o profissional na complexa prática pericial.
Como escrever um laudo Neuropsicológico
Como escrever um laudo neuropsicológico? é uma pergunta frequentemente feita por profissionais e aprendizes na área da Neuropsicologia. Este livro é apresentado em formato de guia, com exemplos práticos para a escrita de laudos neuropsicológicos em diferentes contextos de atuação: escolar, hospitalar, de envelhecimento e forense. Além disso, as autoras descrevem orientações detalhadas sobre como tomar decisões clínicas, a formação do profissional, o uso da psicometria, análises qualitativas e técnicas para raciocínio e fechamento de casos na abordagem neuropsicológica. A elaboração de relatórios é um dos principais desafios para o neuropsicólogo clínico, afinal de contas, é neste momento que todo o processo de investigação será sintetizado. Conclusões sobre diagnóstico, conduta e até mesmo decisões forenses serão influenciadas pelas afirmações constantes em um laudo. Este livro traz reflexões importantes para o neuropsicólogo brasileiro a respeito das melhores formas de apresentar os resultados, um tema pouco discutido em termos práticos. Ao longo dos capítulos, organizados para abordar as situações mais comuns em que há solicitação de uma avaliação neuropsicológica, o leitor tem a oportunidade de confrontar extratos de relatórios inadequados e releituras dos mesmos, tornando-os mais técnicos e mais claros. O livro inaugura a coleção Neuropsicologia na Prática Clínica.
Discalculia do desenvolvimento
“A aprendizagem da matemática é fundamental para alcançar o sucesso em uma sociedade como a atual, que se baseia no conhecimento. A carência de certas habilidades matemáticas pode levar à sérias consequências na hora de conseguir e manter um emprego ou certo status profissional.
Apesar disso, ainda são escassos os especialistas que ajudam as crianças com dificuldades de aprendizagem da matemática, às quais nos referimos com o termo Discalculia do Desenvolvimento. Com grande rigor científico, a doutora Dos Santos foi capaz de integrar os conhecimentos mais relevantes no campo da discalculia, com importantes implicações para a orientação educativa e a prática clínica. ” Prof. Dr. Luis Fuentes Melero, Universidad de Murcia, Murcia, Espanha.
Neuromodulação autorregulatória: princípios e prática
O presente livro traz o conceito, didática, método e exemplos da Neuromodulação autorregulatória, que é um conjunto de técnicas que procuram fazer o indivíduo aprender a regular os padrões da sua atividade cerebral. A técnica se constitui de uma devolução em tempo real da atividade neuronal, um espelho do cérebro para que assim seja estudado o seu funcionamento.
Psicogeriatria na Prática Clínica
O Brasil vem apresentado um dos mais rápidos crescimentos da população de idosos: a expectativa de vida que era de 33,7 anos no período de 1950/1955 atingiu mais que o dobro (73,5 anos) em 2010. Além de queixas mnésicas serem extremamente comuns em idosos, o envelhecimento patológico tem início caracteristicamente insidioso e lentamente progressivo na grande maioria dos casos, o que torna difícil o diagnóstico nas suas fases iniciais. Este aspecto é de grande relevância, em nível individual e também no que tange a políticas públicas, uma vez que este período é considerado como aquele em que há maior probabilidade de intervenção para modificação do processo mórbido.
Este livro da Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica é muito bem-vindo: uma atualização criteriosa de como investigar idosos é certamente algo cada vez mais importante para o neuropsicólogo.
Transtorno do espectro autista na prática clínica
Há uma grande escassez, no Brasil, de livros com forte embasamento científico sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e que prezem ao mesmo tempo pela prática clínica. A proposta com o livro Transtorno do Espectro Autista na Prática Clínica da Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica foi revisar os aspectos teóricos mais atuais da temática, bem como aplicá-los na prática profissional.
O livro aborda de forma simples e sistematizada o passo a passo da avaliação, diagnóstico e intervenção do TEA, um transtorno do neurodesenvolvimento com impactos diretos na qualidade de vida dos indivíduos e suas famílias. Neste livro você encontrará um protocolo de avaliação completo focado nos sintomas do TEA, além de materiais exclusivos que serão de grande ajuda no processo de intervenção. O livro traz um apanhado teórico-prático sobre o tema, de interesse para profissionais de diferentes formações e também para familiares, uma vez que a melhor compreensão do tema ajuda em intervenções mais eficientes e na redução do estigma que cerca o transtorno.
Cérebro Errante
Autor do primeiro título da Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica, o Neuromodulação autorregulatória: Princípios e prática, Óscar F. Gonçalves lança outra obra que aborda o cérebro, dessa vez com a temática da mente errante. Em 5 capítulos bem estruturados e uma conclusão a respeito do tema, o autor apresenta o processo de divagação mental e explica quais são as suas causas, os seus benefícios e a sua importância para a nossa cognição.
Como avaliar em Neuropsicologia do Sono
Dando sequência ao sucesso Neuropsicologia do Sono, a autora Katie Almondes traz à Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica um novo título a respeito de sua área de expertise: Como avaliar em Neuropsicologia do sono. Neste volume, ela elenca os motivos dessa categoria de avaliação ser importante para a prática clínica dos neuropsicólogos e dá recomendações de como realizar de maneira completa uma avaliação do sono, explorando em detalhes as abordagens teóricas, as evidências científicas e as diretrizes para esse processo clínico.
Dislexias do Desenvolvimento e adquiridas
A dislexia de desenvolvimento ou transtorno específico de aprendizagem da leitura é caracterizada por dificuldades para ler de forma correta e fluente, que não são consistentes com a idade cronológica, as oportunidades educacionais ou as habilidades intelectuais. Apesar da presença do tema em inúmeros estudos nas mais diversas áreas, o enfoque neuropsicológico interdisciplinar no Brasil não é o preponderante nas produções em forma de livro, sendo essa publicação importante para os profissionais e estudantes que gostariam de se aprofundar nas discussões acerca deste transtorno.
Funções Executivas - Modelos e Aplicações
Domínio complexo para neuropsicólogos e estudantes da área, as Funções executivas são o motivo deste livro que, com 6 capítulos teórico-práticos, faz o percurso dos conceitos e modelos existentes, travando diálogos críticos importantes sobre as divergências e convergências conceituais, refletindo sobre a escolha de modelos e apresentando informações técnicas e implicações práticas, bem como ajustes e adaptações.
Intervenção Neuropsicológica infantil: aplicações e interfaces
Além do diagnóstico, a plena prática clínica do neuropsicólogo requer outros passos que não o exame. É preciso ter recursos que possibilitem a intervenção, seja pela estimulação, pela habilitação ou pela reabilitação.
Sendo esse profissional um clínico, que tem como objeto a relação entre cérebro, comportamento e processos cognitivos, cabe a ele identificar padrões, ter recursos para modificá-los e maximizar a funcionalidade de indivíduos com diferentes tipos de diagnósticos. Assim, a intervenção neuropsicológica é um dos mais importantes campos para a atuação desse profissional.
Intervenção neuropsicológica infantil: da estimulação precoce-preventiva à reabilitação
Neste livro são discutidos temas e conceitos gerais sobre a intervenção neuropsicológica na infância, da estimulação cognitiva às práticas que possam prevenir alterações na cognição e comportamento nesse momento do desenvolvimento. São apresentados exemplos de como integrar conceitos clássicos e novas práticas na construção de uma clínica eficiente para lidar com temas relacionados à infância
Composto de catorze capítulos, o presente livro discute Julgamento e toma de decisão, perpassando pela revisão de conceitos básicos, pelo substrato neurobiológico e pelo desenvolvimento no ciclo da vida para, em seguida, aprofundar-se em questões específicas relacionadas tanto ao contexto clínico como a diferentes áreas de aplicação, como a economia, o direito e as práticas esportivas. Compreender como as pessoas decidem em diferentes contextos é de fundamental importância para o clínico que tem a responsabilidade de tornar sua prática profissional uma atividade extramural e ecológica.
Neuropsicologia com pré-escolares: Avaliação e intervenção
O presente título da coleção Neuropsicologia na Prática Clínica aborda uma grande demanda na neuropsicologia brasileira: como avaliar e intervir com crianças antes dos seis anos de idade quando há suspeita de sinais ou quadros que afetam o desenvolvimento cognitivo e potencialmente a aprendizagem e a qualidade de vida? A identificação precoce desses sinais auxilia a compreender condições ou quadros clínicos de base, e é fundamental para que ações preventivas e remediativas também precoces possam ser organizadas com a família, com as equipes escolares e com eventuais equipes de atendimento clínico.
Neuropsicologia do sono: aspectos teóricos e clínicos
O livro Neuropsicologia do Sono: aspectos teóricos e clínicos, da autora e organizadora Katie Moraes de Almondes, aborda alguns dos questionamentos abundantes que existem em torno do fenômeno do sono, de suas funções e benefícios, aprofundando as discussões a respeito de sua importância e de como ele pode afetar o funcionamento neurobiológico das pessoas e interferir em suas atividades cotidianas.
O termo “distúrbios motores”, citado metaforicamente no título deste livro, visa sinalizar aos leitores a existência de alterações motoras e/ou nos movimentos em diversas condições neuropsicológicas abordadas e pontuar a importância da interdisciplinaridade para pesquisa e diagnóstico, além de tratamento. Os autores debruçaram-se em ampliar o repertório sobre o conhecimento teórico e basal de doenças neuropsicológicas que têm como um dos sintomas a interferência na motricidade dos pacientes.
Neuropsicologia Escolar
É tempo de separar o joio do trigo, organizar as ideias e explorar os chamados “ecossistemas” de pesquisa translacional. Isso signica adotar a ideia do quadrante de Pasteur proposto por Donald Stokes, nos anos 1990, e de nir as subáreas da Neurociência que possam reunir desde a pesquisa básica até suas aplicações práticas no âmbito da sociedade. É essa a proposta desse livro inovador e agregador, o Neuropsicologia Escolar. O projeto reúne os conceitos básicos da Neurociência aplicáveis ao ambiente de ensino e aprendizagem que a sociedade humana construiu em todos os países: a escola. Trata-se de conhecer como as pessoas e seus cérebros aprendem no âmbito da escola e o que acontece com aqueles que não conseguem aprender com a mesma facilidade. Também se trata de definir como estruturar o ambiente escolar, de modo a avaliar a eficácia dos métodos de ensino, bem como a capacidade dos atores da educação em identificar precocemente as crianças que precisam de intervenções pedagógicas ou terapêuticas especiais. O objetivo é cumprido com competência neste livro que tão bem adota o quadrante de Pasteur como estratégia de expor os conceitos de uma área de estudo tão translacional e de grande interesse social. Estamos diante de um livro que deixará a sua marca na formação dos profissionais da educação brasileira.
Com linguagem acessível e dicas de estudo, este título da Coleção Neuropsicologia na Prática Clínica aborda a psicometria e os seus pormenores, tornando mais simples a tarefa de usar a matemática a favor do profissional na clínica. A autora, Laiss Bertola, contextualiza o raciocínio matemático e os fundamentos psicométricos à neuropsicologia, fornecendo base para que o leitor possa entender o processo de desenvolvimento do perfil dos pacientes e a utilização dos instrumentos estatísticos da área.
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